Cifoplastia

O que é Cifoplastia?

Cifoplastia é um procedimento minimamente invasivo feito na coluna vertebral que utiliza cimento ósseo (polimetilmetacrilato – PMMA) para dar estabilidade e firmeza para a coluna. É uma forma para tratamento de fraturas e/ou deformidades dolorosas, como as fraturas por osteoporose por exemplo.

As fraturas por osteoporose ou patológica (por tumores) são muito comuns em idosos, mesmo a partir de trauma de baixa energia cinética (queda da própria altura, p. ex.). Por isso, a cifoplastia é um dos principais métodos de estabilização dessas fraturas para reduzir a dor de forma praticamente imediata, permitindo retorno às atividades habituais em curto período de tempo.

Como é o procedimento?

A cifoplastia é um procedimento que leva entre 1 a 2 horas para ser realizado, em ambiente hospitalar.

O procedimento é simples, onde é feita uma pequena incisão para introduzir um balão por meio de uma cânula. Esse balão é inflado no interior da coluna para saber a quantidade exata de cimento ósseo a ser utilizado em cada vértebra fraturada. Isso torna o procedimento muito seguro e permite dar estabilidade à coluna e evitar deformidades. Por ser um procedimento minimamente invasivo, os riscos de complicações são baixos e o procedimento é considerado seguro e eficiente.

Qual é a diferença entre CIfoplastia e Vertebroplastia ?

Ambos os procedimentos têm a mesma finalidade (biopsiar e injetar cimento ósseo em algumas vértebras). Entretanto, a Cifoplastia confere mais segurança ao procedimento por que conseguimos controlar a quantidade exata de cimento a ser injetada na coluna através do balão previamente insuflado. A Vertebroplastia não é feita com balão para medir a quantidade exata de cimento ósseo a ser injetado na coluna. Isso aumenta o risco de lesão da medula ou outras complicações para o paciente.

Que tipo de anestesia é usada durante o procedimento?

A cifoplastia pode ser realizada sob anestesia local ou anestesia geral. O tipo de anestesia utilizado depende de muitos fatores, incluindo a saúde no geral, faixa etária, gravidade da fratura e a causa provável da fratura (como câncer). Geralmente isso é decidido durante a consulta pré-anestésica.

Como é o pós-operatório?

Normalmente os pacientes têm alta hospitalar no dia seguinte ao procedimento, mas o tempo de internação depende da necessidade do paciente. O paciente já consegue andar pela primeira vez após a recuperação da anestesia, mas o retorno para as atividades diárias ocorre de maneira gradual, atividades como levantar peso devem ser evitadas por pelo menos seis semanas. 

O alívio da dor ocorre quase que imediatamente e ou outros sintomas podem melhorar também de forma gradual.

Riscos da cifoplastia

Na cifoplastia existem riscos gerais como reação à anestesia e infecção, e existem riscos mais específicos como:

  1. Compressão da medula espinhal, lesão do nervo ou pulmão: decorrente do vazamento do cimento ósseo no espaço epidural ou nas veias;
  2. Lesão da medula espinhal ou de nervos: devido à instrumentos mal posicionados na área das costas;
  3. Reações adversas à solução utilizada para ver o balão (contraste iodado) no raio-x enquanto ele incha.
  4. Pode não ser capaz de restaurar o osso comprimido à sua altura original.

Não está claro se a cifoplastia aumenta o número de fraturas em segmentos adjacentes da coluna. Estudos de referência em ossos tratados mostram que a inserção de PMMA não altera a rigidez óssea, mas nenhum estudo em humanos foi realizado. A osteoporose é uma doença crônica progressiva. Como supracitado, os pacientes com fraturas osteoporóticas apresentam risco aumentado de fraturas adicionais devido à perda de resistência óssea decorrente da osteoporose.

Benefícios da cifoplastia

  • Tempo de recuperação é menor e logo o paciente poderá retornar às suas atividades.
  • Baixo risco de complicações durante ou após o procedimento
  • Melhora significativa da Dor
  • Tempo de cirurgia e de internação curtos
  • Tempo de recuperação é menor 
  • Retorno rápido às atividades.

Quem está indicado a fazer a Cifoplastia?

  • Pacientes com fraturas na coluna causadas pela osteoporose
  • Casos de fraturas vertebrais relacionada ao câncer
  • Pacientes com deformidades na coluna

Esse procedimento não é indicado para todos os pacientes. É imprescindível consultar um médico especialista em coluna para ter um diagnóstico preciso, receber as orientações necessárias, e um acompanhamento a longo prazo antes e depois do procedimento

Lembre-se que é muito importante consultar um médico especialista em coluna para ter a melhor indicação para o diagnóstico da sua dor e o tratamento mais eficiente.

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco ou marque uma consulta.

Referências

NIKOOBAKHT, Mehdi et al. Percutaneous balloon kyphoplasty in the treatment of vertebral compression fractures: a single-center analysis of pain and quality of life outcomes. British Journal of Neurosurgery, [s. l.], 2020. DOI 10.1080/02688697.2020.1777254. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32516010/. Acesso em: 21 abr. 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossos tratamentos

Acompanhe o instagram

Contatos e localização

  • Telefone: (83) 99630.3041 
  • Email: contato@clinicasoscoluna.com.br  
  • Endereço: Rua Melvin Jones, nº 109 Bairro dos Ipês – João Pessoa-PB

Horários de atendimento

  • Segunda a Sexta das 7h às 17h.