Infiltração de ponto gatilho miofascial

No imaginário popular, toda dor na coluna vem de alguma hérnia de disco, mas não é bem assim. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos e Europa já comprovaram que cerca de 87% das dores na coluna não têm relação com as alterações detectadas nas ressonâncias e tomografias. Podem ser simplesmente decorrentes de pontos de tensão muscular.

Uma infiltração de ponto gatilho miofascial é um procedimento usado para tratar áreas “doloridas” dos músculos que contêm pontos de gatilhos ou “nós dolorosos” / bandas tensas dentro de um músculo. Muitas vezes, esses nós podem ser sentidos sob a pele. Os pontos-gatilho podem causar dor referida ou dor que é sentida em outra parte do corpo.

Quase todas as pessoas (87%) que têm dor ao longo da coluna vertebral apresentam algum ponto doloroso que, se não for eliminado, faz a dor persistir por alguns anos.

O que acontece durante uma injeção de ponto gatilho?

No procedimento de infiltração, o médico insere uma pequena agulha nos pontos de dor do paciente. A injeção contém um anestésico local (xilocaína ou bupivacaína). Com a injeção, a agulha é movida através do músculo para ajudar a desfazer o “nó muscular” e tornar o ponto de gatilho inativo.

As injeções são administradas no consultório e, geralmente, levam apenas alguns minutos. Vários locais podem ser injetados em uma sessão. Se um paciente tem alergia a um determinado medicamento, pode ser usada uma técnica de agulhamento a seco (que não envolve medicamentos).

Apesar de realizado em consultório, o ideal é que seja realizado em ambiente hospitalar, de preferência com acompanhamento de um anestesiologista, sob sedação, para conforto e segurança do paciente.

Efeitos colaterais (raros)

A infiltração de ponto gatilho miofascial é um procedimento relativamente seguro mas, como todos os procedimentos, ele apresenta riscos. O risco mais comum é o aumento da dor após a injeção, de forma temporária, mas isso nem sempre ocorre.

Outros efeitos colaterais incluem – mas não estão limitados a – sangramento ou hematomas no local da injeção, tontura nos últimos minutos ou horas, e nenhum efeito no alívio da dor. Quando o paciente passa numa consulta pré-anestésica são verificados todos estes itens que podem aumentar a sua segurança e o conforto.

O que fazer após a infiltração?

Geralmente, o paciente pode sair do hospital duas horas após o procedimento. Sempre deve ir acompanhado para o hospital. A única restrição é não poder dirigir veículos neste dia, pois recebeu sedativos. Cerca de 90% dos pacientes só faz um bloqueio por ano se seguir todas as orientações do seu médico.

imagem: https://br.freepik.com/fotos/bebe’>Bebê foto criado por jcomp – br.freepik.com