Lise de aderências (Epiduroscopia)

Este procedimento é realizado para remover cicatrizes excessivas no espaço epidural que surgem após cirurgias de hérnia de disco. O espaço epidural é uma área fina entre a parte interna da coluna e a camada protetora ao redor da medula espinhal. O tecido cicatricial pode restringir o movimento natural dos nervos, causando inflamação e dor.

Quais são os pacientes candidatos à epiduroscopia?

Pacientes que já passaram por cirurgia na coluna, em especial na região lombar, mas ainda apresentam dor persistente, podem se beneficiar com esse procedimento. Pacientes com hérnia de disco não corrigível cirurgicamente também podem receber alívio da dor com esse procedimento

Como funciona o procedimento?

O paciente receberá sedação consciente por meio de uma agulha intravenosa inserida em seu braço / mão e será solicitado(a) a deitar de bruços para o procedimento. O médico e a enfermeira irão monitorar sua pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória (respiração) durante o procedimento.

O médico realizará o procedimento com uma máquina especial de raios-X, chamada fluoroscópio, para visualizar a anatomia com precisão. Em seguida, um contraste será injetado para ver a área cicatricial no espaço epidural que pode estar causando a dor.

Em seguida, um cateter especial denominado cateter vídeo guiado (ou cateter de Racz) será guiado com raio-x para a área cicatrizada. Um medicamento especial chamado hialuronidase, em conjunto com o cateter Racz, é injetado para romper a cicatriz. Uma mistura de esteróides e anestésico local (remédio anestésico) será injetada para diminuir a inflamação e fornecer alívio da dor após a lise das aderências.

A solução salina hipertônica (água salgada concentrada para uso médico) pode ser injetada depois que o medicamento anestésico entrar em vigor para ajudar a dissolver o tecido cicatricial e aderências.

O procedimento será doloroso?

Normalmente, a sedação fornecida minimiza a dor. A dor pode aumentar nas primeiras 48-72 horas por causa das forças mecânicas usadas para romper a cicatriz.

Quais são os riscos e efeitos secundários à epiduroscopia?

Os riscos mais comuns são dor local causada pela agulha e cateter, que normalmente é uma sensação de queimação leve a moderada que dura de dois a sete dias. Os riscos mais graves, mas extremamente raros, são sangramento, infecção, lesão do nervo, paralisia, incontinência intestinal / bexiga e fraqueza nas extremidades inferiores.

Quanto tempo leva para o procedimento funcionar?

Os efeitos benéficos, se houver, são geralmente apreciados duas a quatro semanas após o procedimento.