Vertebroplastia

O objetivo da vertebroplastia é principalmente aliviar a dor causada pela fratura, embora também possa ajudar a estabilizar o osso fraturado. A vertebroplastia é considerada um procedimento cirúrgico minimamente invasivo porque o procedimento é feito por meio de uma pequena punção na pele do paciente (em oposição a uma incisão aberta).

Realizando a Vertebroplastia

Um procedimento típico de vertebroplastia geralmente leva cerca de 1 hora para ser concluído.

1. O paciente é tratado com anestesia local e sedação leve, geralmente em uma sala de raios-x ou sala de cirurgia em regime de “Day Clinic”;

2. Uma agulha de biópsia é introduzida na vértebra fraturada (osso) sob orientação de raio-x por meio de uma pequena punção na pele do paciente;

3. O cimento ósseo acrílico (PMMA) especialmente formulado é injetado sob pressão diretamente na vértebra fraturada, preenchendo os espaços dentro do osso – com o objetivo de criar um tipo de molde interno (um molde dentro da vértebra) para estabilizar o osso vertebral;

4. A agulha é retirada e o cimento endurece rapidamente (cerca de 10 minutos), selando os fragmentos da vértebra fraturada e estabilizando o osso;

5. A pequena punção na pele é coberta com um curativo.

Logo após o endurecimento do cimento, o paciente está livre para deixar o centro médico e pode ir para casa no mesmo dia. Os pacientes geralmente são aconselhados a não dirigirem para casa no dia do procedimento. Se o paciente precisar de mais observação após o procedimento, se for particularmente frágil ou não tiver assistência em casa, uma curta permanência no hospital pode ser recomendada.

Recuperação da vertebroplastia

As atividades podem ser aumentadas gradualmente e a maioria dos medicamentos regulares pode ser reiniciada. Pode haver alguma dor por alguns dias no local da punção, que pode ser aliviada com uma bolsa de gelo. Os resultados podem variar, mas o alívio da dor geralmente ocorre em um a sete dias. Pacientes com dor persistente após vertebroplastia podem ter outras causas de dor que podem exigir tratamentos diferentes.

Riscos e complicações potenciais

As complicações são raras com a vertebroplastia, mas incluem infecção, sangramento, dormência / formigamento, aumento da dor nas costas e paralisia.

Outros riscos incluem vazamento de cimento no canal vertebral levando à compressão da medula espinhal ou da raiz nervosa, embolia venosa (um coágulo de sangue que se forma dentro de uma veia), embolia pulmonar (um ou mais coágulos de sangue bloqueando uma artéria nos pulmões) e riscos de anestesia.

Ainda não se sabe se a vertebroplastia aumenta o risco de outra fratura na coluna ou nas costelas, mas sabe-se que um paciente que sofre uma fratura por compressão por osteoporose está sob risco de fraturas adicionais. Como não usa o balão (como na cifoplastia), o médico não controla a quantidade de cimento que será injetada e isso aumenta os riscos de complicações por compressão de nervos ou da medula.