Nervo Ciático Inflamado

O que é o nervo ciático?

O ciático é formado por várias raízes nervosas que saem da coluna vertebral. Ele sai do final da coluna, passando pelos glúteos, parte posterior da coxa e se estende até o joelho — nesse ponto, ele se divide entre nervo tibial e fibular comum, indo até os pés.

A coluna é formada por um conjunto de vértebras, divididas em: coluna cervical (pescoço), torácica (tronco), lombar (cintura), sacro (quadril) e cóccix (final da coluna). Cada vértebra da coluna é separada por discos intervertebrais, que são cartilagens com a função de amortecer impactos entre as estruturas dessas regiões.

Com o tempo e os esforços repetitivos das articulações, há um desgaste nos discos vertebrais. Caso os discos saiam da posição normal, podem comprimir alguma estrutura nervosa, provocando a hérnia de disco.

Nervo Ciático: Quais são as causas da inflamação?

Em casos de compressão ou inflamação do nervo, surge a dor ciática, também conhecida como ciatalgia. Essa dor ocorre quando há uma compressão ou dano a uma das raízes do nervo ciático, afetando todo o trajeto do nervo e provocando diversos sintomas.

As causas mais comuns se relacionam ao estresse da vida diária, má postura e envelhecimento natural do organismo — normalmente, afetando pessoas com idade entre 30 e 50 anos.

Essa disfunção pode ser causada por desvios na coluna ou por uma predisposição para contraturas musculares na região ou desequilíbrios musculares, como em casos de disfunções hormonais.

Os principais músculos que sofrem tensões são os da região glútea e o piriforme — o maior responsável por lesões no ciático, localizado na região do quadril, próximo da área profunda das nádegas. Ele possibilita a rotação externa dos membros inferiores.

O nervo ciático pode ser inflamado por uma contratura ou lesão desse músculo — sua pressão sobre o nervo recebe o nome de “síndrome do piriforme”. Além dessas causas, a dor ciática também pode ser provocada por:

– doenças degenerativas: artrose, hérnia e protrusões discais;
– gravidez;
– movimentos bruscos;
– obesidade;
– sedentarismo;
– síndrome do piriforme: malformação genética do músculo;
– traumas por acidentes ou sobrecarga de peso na coluna;
– tumores e infecções.

Quais os sintomas do nervo ciático inflamado?

Os principais sintomas são dores intensas na região lombar, glúteo, panturrilha ou pernas. Há também limitação dos movimentos para sentar, deitar, levantar e manter a coluna em posição ereta. Além desses, há outros sintomas que sinalizam a inflamação do nervo, como:

– irradiação de dor lombar para a perna;
– sensação de pontadas ou de choque elétrico;
– dormência ou formigamento na perna e planta do pé;
– fraqueza na perna;
– dificuldade para tossir, espirrar ou manter uma mesma posição;
– dor que piora com repouso;
– queimação local;
– dores no músculo piriforme.

Quando o quadro torna-se crônico, essa inflamação pode gerar alterações mais graves na coluna, como hérnias de disco, artrose ou espondilolistese. Por essa razão, os sintomas nunca devem ser ignorados, devendo-se buscar tratamentos com profissionais especializados, o mais breve possível.

Como ocorre o tratamento do nervo ciático inflamado?

Há diferentes opções de tratamentos para o nervo ciático inflamado, tanto os tradicionais quanto os alternativos. A escolha depende da preferência individual do paciente e da gravidade de cada caso.

Os tratamentos tradicionais são feitos com uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios em forma de comprimidos, pomadas, bolsas de calor e fisioterapias. Para os casos mais graves, como os de hérnia de disco, pode ser necessária a cirurgia da coluna, com a retirada do disco vertebral.